Olá, faça seu login
ou cadastre-se
Que tal conhecermos a zona Malveira onde situa-se a casa do Big Brother de Portugal?! Malveira é uma vila e que já foi uma freguesia portuguesa do município de Mafra, com 9,78 km² de área e 6 493 habitantes.
Índice
ToggleA freguesia foi extinta pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça.
Possui um vasto património cultural e histórico, e uma das mais famosas feiras do país, cujo início remonta a finais do século XVIII e à feira anual daquela localidade, a primeira “livre de direitos”, por foral de D. Maria I.
Na doçaria, a iguaria mais famosa é a trouxa, uma receita que tem mais de um século de existência, e que consiste numa pequena torta recheada com um creme delicioso. Por isso não deixe de visitar a Fábrica das Trouxas da Malveira, localizada na Rua Miguel Judicibus Ferreira, 40 na Malveira.
Em 2019 esta vila foi, pela primeira vez, cenário de um livro de ficção, Merinda, do escritor Miguel Mósca.
Igreja de São Paulo (Malveira)
Ermida de Nossa Senhora dos Remédios (Malveira)
Capela de Santo António da Carrasqueira, no Alto da Carrasqueira
Forte da Feira
Ringue da Malveira
Chafariz
Mata da Malveira
– Ao todo são 7 Moinhos: Construções muito antigas que datam, segundo pesquisas feitas, da segunda metade do século XVII. Alguns anos portanto, após a Restauração da Independência. Mas dessa época, são apenas seis os moinhos. O outro, o mais antigo de todos, é do tempo da fundação da Malveira, assim uns três séculos mais velho. É o moinho do Diabo-Alma. O que está mais a norte, sendo o primeiro a contar do cume;
– É realizada uma grande feira, a FexpoMalveira, feira agro-pecuária que se realiza anualmente, na 2.ª semana de Agosto.