Olá, faça seu login
ou cadastre-se
Oi Dicas !!!
Índice
ToggleBem, para quem não sabe, PID, é a Permissão Internacional para Dirigir. Portanto, quem pretende viajar ou morar no exterior, uma dica interessante é ter em mãos o Cartão Internacional de Condução (PID). O que achei mais interessante é que vem com informações em alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo. Isso torna mais fácil para o agente de tráfego ler os dados do motorista. Outra vantagem é alugar um carro. Com o portfólio internacional em mãos, teremos facilidades na consulta de informações pessoais e aluguel de veículos. Outros pontos positivos que identificamos são a agilidade no atendimento em caso de sinistros e a rapidez para receber o seguro.
Esteja ciente de que a melhor forma de evitar problemas durante sua viagem é solicitar sua carteira internacional e carregá-la com sua carteira de habilitação brasileira válida. Até o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) recomenda que os turistas brasileiros tenham sua autorização internacional, mesmo que o documento não seja obrigatório.
Com tantos pontos positivos como esse, resolvi tirar o meu PID. Visto que pretendemos viver em Portugal, e de vez em quando viajar pela Europa, creio que este documento será necessário desde o início até ao momento da troca. E a dúvida, o que é necessário para a gente conseguir esse documento ?! Foi simples, caro e rápido! Está certo!! Caro!!! Achei esse documento absurdamente caro.
É bem questionável a necessidade de se tirar o PID. É importante pesar na balança quantas vezes ao ano se faz uma viagem internacional, se vai mudar de país… quanto tempo levará para emitir uma nova habilitação e/ou carta de condução. Na maioria das vezes, precisar não precisa, pois muitos países aceitam que turistas habilitados dirijam com suas respectivas carteiras de motorista nacionais. Mas é útil. Vai que a locadora de veículos encrenca e pede o documento internacional? Ou imagina se um guarda de trânsito lhe para no meio de uma estrada da França, pede sua licença, mas não entende nada do que está escrito na versão em português? Ou se for residir e demorar a tirar nova habilitação!
Mas atenção!!! A PID não substitui a carta de condução definitiva de quem deseja mudar de país, ela perderá a validade assim que estabeleça residência normal no seu país de destino. Então fique atento as legislações do novo país de residência.
Clique aqui, e veja a lista de países que aceitam o PID. Quem sabe não será seu próximo destino?!
Falando em custos, no total gastei R$ 204,50 (duzentos e quatro reais e cinquenta centavos). Paguei R$ 12,78 (doze reais e setenta e oito centavos) para receber o documento em minha residência. Paguei a taxa no dia 13 de Setembro de 2019, e recebi o documento em menos de uma semana, no dia 19 de Setembro. Fiquei impressionada com tamanha agilidade.
A PID emitida no Brasil não é válida no território da República Federativa Brasileira. Mas considera-se válida nos territórios de todas as Partes Contratantes na condição que seja apresentada com a Carteira Nacional de Habilitação válida.
Fique atento, pois validade da PID será igual a sua Carteira Nacional de Habilitação.