Atenção viajantes, a partir de 2021 passa a ser obrigatório contar com a permissão de viagem para entrar em Portugal ou nos demais países da Europa. Deveremos solicitar essa autorização através do sistema, conhecido como Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla original em inglês).
O países que aplicarão o ETIAS são os do Tratado de Schengen, que inclui 22 nações do bloco europeu, e mais quatro países da UE: Romênia, Bulgária, Croácia e Chipre. O Reino Unido não exigirá a autorização, já que está entre os que não fazem parte do Tratado de Schengen.
Antes de viajar à Europa, devemos preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações do documento de viagem e o país em que entrará, e se liberados, podem permanecer até 90 dias na Europa. A autorização custará 7 (sete) euros e será válida durante três anos, sendo gratuita para os menores de 18 e para os maiores de 70 anos. Para efetuar o pagamento da taxa precisará de um cartão de débito ou de crédito válido.
O ETIAS é um processo automatizado de verificação da identidade do indivíduo contra alertas existentes ao nível da segurança nacional, imigração ilegal e epidemias.
Requisitos do ETIAS para Brasileiros
Todos os brasileiros terão de preencher o formulário online para pedir o visto de viagem ETIAS para entrar em qualquer um dos países membros do Espaço Schengen.
Os viajantes brasileiros vão ter que providenciar informação pessoal no formulário ETIAS, tal como:
Nome completo.
Lugar e data de nascimento.
Sexo.
Direccção.
Número de telefone e email.
Nível Académico ou informação do emprego actual.
Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido.
País-membro de chegada.
Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.
Espera-se que a grande maioria dos candidatos receba autorização de forma praticamente imediata, dependendo a decisão final sobre a sua entrada na UE do respetivo guarda de fronteira do Estado-Membro.
Muitas dúvidas surgirão, como por exemplo, nos casos de quem tem visto de residência ou de longa duração. Não é obrigado a solicitar um visto ETIAS, basta que apresente seu visto de residência na fronteira, e você poderá entrar na área de Schengen.
No entanto, se seu visto expirou, você precisará solicitar um visto ETIAS para entrar no espaço Schengen.
Com o objetivo de auxiliar os solicitantes a não cometerem erros que possam afetar negativamente o resultado da sua solicitação na hora de preencher a solicitação online, deixamos algumas dicas que encontramos no site do “etiaseuropa.com”:
Leia cuidadosamente cada pergunta ou declaração no formulário ETIAS para que entenda bem pergunta antes de fornecer uma resposta.
Responda a cada pergunta da forma mais honesta possível.
Não tente alterar suas respostas com base no que você acha que provavelmente levará à aprovação do aplicativo.
Os sistemas automatizados usados para processar as solicitações de visto eletrônico e de isenção de visto verificam os dados do candidato em vários bancos de dados diferentes para garantir que as informações fornecidas pelos solicitantes correspondam às informações que eles podem recuperar de outras fontes.
Fornecer informações falsas em uma solicitação pode levar à recusa de entrada na fronteira da União Europeia.
Para obter uma lista completa de países que elegíveis para ETIAS, clique aqui.
Você será obrigado a mostrar sua autorização de viagem ETIAS antes do embarque (se viajar de avião, barco, etc). Quando desembarcar na Europa apresente o ETIAS a um funcionário do controle fronteiriço da Área Schengen para receber a aprovação final de entrada.
O sistema ainda não está disponível. Assim que estiver operacional, a solicitação de um ETIAS será simples e direta.
Poderão ser submetidas online e com antecedência pelo site oficial da União Europeia ou através de websites de companhias privadas.
Para mais informações acesse o site do Parlamento Europeu.
コメント