Olá, faça seu login
ou cadastre-se
O Mundial 2022, no Qatar, teve início este domingo, 20 de novembro, e termina a 18 de dezembro. A cerimônia de abertura com duração de 30 minutos contou com Morgan Freeman e a cantora do BTS Jung Kook.
Índice
ToggleA cerimônia contou com oito partes distintas, culminando com camisas gigantes de todas as 32 nações participantes, todos os mascotes da história da Copa do Mundo da FIFA, incluindo a versão Qatar 2022 La’eeb, e um enorme emblema inflável.
Dos oitavos de final até à final, também já há horas e recintos definidos.
Quem visita o Qatar, por norma, tem de obedecer a certas regras e costumes, e o mesmo será esperado durante o campeonato. Saiba quais:
#01 Ao entrar na casa de alguém, é proibido cumprimentar as mulheres com um aperto de mão ou com abraços, sendo a alternativa saudá-las com a mão direita sobre o coração;
#02 Para beber chá árabe, deve ser usada apenas a mão direita;
#03 Em público, é considerado rude olhar as pessoas nos olhos e demonstrações de afeto são vistas como algo desagradável e inadequado;
#04 Respeitar as áreas específicas para mulheres e para homens é de extrema importância;
#05 Não é permitido transportar bebidas alcoólicas, tal como produtos derivados de carne de porco, nem usufruir destas na rua, correndo-se o risco de ser preso. À exceção dos residentes, os únicos locais onde se pode comprar álcool serão nos estabelecimentos com licença para tal (hotéis, bares e restaurantes). Uma garrafa de cerveja num hotel com licença irá custar cerca de 15 euros, e uma caneca com cerca de meio litro ficará à volta dos 17 euros. Contudo, este tipo de bebidas serão também comercializadas em zonas designadas dos recintos que irão acolher os jogos, algumas horas antes e uma hora depois da partida, mas nunca durante a mesma. Em Doha, a capital do país, haverá ainda uma fan zone com álcool à venda;
#06 Os adeptos de futebol que quiserem assistir aos jogos terão de apresentar um teste negativo à Covid-19 na chegada ao país, e serão obrigados as descarregar uma aplicação de telemóvel, controlada pelo governo, para que a sua localização seja rastreada em caso de doença.
Diogo Costa (Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma).
Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), António Silva (Benfica), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain), Pepe (Porto), Rúben Dias (Manchester City), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund).
João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton), Otávio (Porto), Vitinha (Paris Saint-Germain) e William Carvalho (Betis).
André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Gonçalo Ramos (Benfica), João Félix (Atlético de Madrid), Rafael Leão (Milan) e Ricardo Horta (Braga).