... ...
top of page
Foto do escritorPatrícia Rosas

Novo CORONAVÍRUS ou COVID-19

Pouco ouvimos falar sobre o vírus, mas sim nos sintomas e como podemos preveni-los. Então irei compartilhar informações pesquisadas na internet através de questionamentos que me faço para tentar compreender que doença é essa que tanto nos assombra e que deixa tantas vítimas.



Por que o nome é coronavírus?


Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.


Mas de onde vem este vírus?

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.


O que causa esse vírus?

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem.



Quais são os tipos de coronavírus?

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

  • Alpha coronavírus 229E e NL63.

  • Beta coronavírus OC43 e HKU1.

  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).

  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).

  • SARS-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de coronavírus.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.


E o novo Coronavírus | Covid-19?

O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais.


E qual a origem desse novo vírus?

Surgiu na China em 31 de dezembro de 2019. Onde é associada ao consumo de carne de animais silvestres. Pesquisas apontam que o vírus teve origem em um animal silvestre vendido no mercado de Wuhan, mas não foi confirmada qual espécie. Cobra, morcego e pangolim foram apontados como possíveis transmissores em três pesquisas.


O que esse vírus pode causar?

Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

O MERS-CoV, assim como o SARS-CoV, causam infecções graves.


O que é e qual o período de incubação?

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.


Qual o período de transmissão?

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o SARS-CoV e o MERS-CoV. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.


E a transmissão inter-humana?

Todos os coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa, incluindo os SARS-CoV, porém sem transmissão sustentada. Com relação ao MERS-CoV, existem a OMS considera que há atualmente evidência bem documentada de transmissão de pessoa a pessoa, porém sem evidencias de que ocorra transmissão sustentada.


E qual o modo de transmissão?

De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa. * Definição de contato próximo: Qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente; tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente (ex.: morado junto ou visitado).


E sobre a Fonte de infecção?

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou, pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o SARS-CoV é incerto, mas parece estar relacionado com morcegos. Também existe a probabilidade de haver um reservatório animal para o MERS-CoV que foi isolado de camelos e de morcegos.


Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

  • Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar). Fontes de Pesquisa: Ministério da Saúde, Bem Estar, CDC – Centers for Diesease Control and Prevetion







www.sns.gov.pt


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page