... ...
top of page
Foto do escritorEffitalents

Como fazer um CV para Portugal




Nos últimos anos, Portugal – principalmente as regiões do Porto e de Lisboa – tem se tornado cada vez mais atraente para profissionais de todas as áreas e de todos os países. Sejam eles cidadãos Portugueses, Brasileiros, Franceses ou Britânicos, o desejo de trabalhar no país ibérico é partilhado por todos.


As posições para Portugal são muito desejadas e concorridas, o que significa que conseguir o emprego dos teus sonhos requer conquistar os recrutadores à primeira vista. E a melhor forma de se destacar é através de um currículo incrível.


Pensando nisso, perguntamos à nossa equipa de recrutadores da Effitalents quais as 5 melhores dicas para impressionar com o teu CV.



1. Seja sucinto e direto


Normalmente, uma página (no máximo duas) é o suficiente para que os recrutadores saibam que o teu perfil é o ideal para aquela vaga. Colocar muitas informações e prolongar o teu currículo para além de duas páginas pode atrasar o processo seletivo e se tornar um ponto contra ti.





2. Conte-nos quem és


Logo nas primeiras duas a três linhas do CV (sim, antes de todo o resto) faça uma breve introdução com quem és, o que fazes e qual a vaga que te candidataste.



3. Adapte!


Todos os candidatos são únicos, assim como todas as oportunidades. Pode ser que tenhas as qualificações para muitas vagas, então mantém apenas aquelas que são relevantes para aquela posição específica que estás a te candidatar.



4. Cria uma secção para informações pessoais


Guarde um espaço para colocar o teu número de telemóvel, e-mail e outros links como o teu portfólio ou LinkedIn.



5. Uma viagem ao passado


O teu CV deve ser estruturado de maneira a mostrar as tuas atividades e experiências mais recentes. Priorize colocar a secção de “trabalhos” acima da secção de “educação” por essa razão.


Queremos saber o que tens feito, não o que fizeste há 5 anos atrás.


Para além destas 5 dicas, nossa equipa reuniu alguns pontos e os distribuiu em duas categorias: “nãos” e “talvez”.


Os nãos:

· Não envie o teu CV sem conferir a ortografia

· Não minta sobre tuas habilidades com outros idiomas

· Não coloque absolutamente todos os teus conhecimentos no CV, apenas aqueles relevantes à vaga


Os talvez:

· Fotos não são necessárias no currículo, mas se quiseres tenta usar uma foto que tenha um fundo neutro (e sorria!)

· Podes colocar as tuas soft-skills, mas apenas no fim do teu currículo para que elas não ocupem o espaço das hard-skills requeridas pela vaga

· Algumas vagas irão pedir níveis de conhecimento em inglês, então para essas envie uma versão em inglês do teu CV para comprovar as tuas habilidades

· Podes usar o europass para fazer o teu CV, mas terás ainda mais destaque se fizeres um customizado!


Com essas dicas, vais garantir uma excelente primeira impressão com os recrutadores!




Sobre a Effitalents


Effitalents é uma empresa internacional de headhunting e recrutamento com foco em profissionais digitais (IT, Marketing & Sales...) de todos os níveis. Ajudamos diversos clientes, de start-ups a grandes empresas.


A nossa equipa está treinada a falar em diversas línguas (Português, Inglês, Francês, Espanhol...) e pode alcançar & selecionar os melhores perfis de profissionais tech devido ao nosso método de abordagem direta e ao nosso conhecimento de mercado adquirido através da nossa especialização.


Selecionamos candidatos de dentro e fora de Portugal, incluindo países como Brasil, França, Reino Unido e muitos mais!


Nos encontre nas redes sociais:



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page