Notaram algo de diferente neste vídeo?!
Algumas ruas de Lisboa estão decoradas com lanterna. Essas lanternas são em homenagem ao Ano Novo chinês 2022 que iniciará amanhã, 1 de fevereiro de 2022. É o momento de dizer adeus a 2021, Ano do Boi (Búfalo), e olá a 2022, sob o signo do Tigre, que corresponde ao ano 4720 no calendário chinês.
No horóscopo chinês, cada ano lunar é regido por um animal e o Tigre, sob influência do elemento água, irá apoderar-se do ano 2022, dando-lhe as suas características. Trata-se do terceiro signo do zodíaco, associado ao dinamismo e determinação.
As celebrações começam no Dia de Ano Novo Chinês, o primeiro dia do primeiro mês do calendário chinês, e estendem-se até ao Dia do Festival das Lanternas, o décimo quinto dia do primeiro mês do calendário. É tradição as famílias reunirem-se para jantar pelo Ano-novo Chinês, além de limparem a casa para afastar qualquer má sorte e abrir espaço para a boa sorte. As janelas e portas são decoradas com papéis vermelhos, entre outras tradições registadas neste dia.
Milhares de lisboetas - muitos dos quais de origem chinesa - participaram na celebração do Ano Novo Chinês 2016, que teve lugar na Praça de Martim Moniz, no dia 30 de janeiro.
Comentarios