Olá, faça seu login
ou cadastre-se
O evento terminou em 13 Fevereiro 2024.
GuardaFolia 2024 decorrerá de 8 a 13 de fevereiro
A Guarda volta a celebrar o Carnaval nas ruas da cidade mais alta com mais uma edição da GuardaFolia. A iniciativa vai decorrer entre 8 e 13 de fevereiro na cidade e no concelho.
Trata-se de um carnaval genuinamente português que tem como ponto alto o Desfile e Julgamento do Galo no domingo gordo de Carnaval, a 11 de fevereiro, pelas 16h30. A sátira e o humor vão andar à solta pelas ruas do centro da cidade com o desfile das Freguesias do concelho – participam cerca de 30 nesta edição- que partem da Alameda de Santo André até à Praça Luís de Camões (Praça Velha), onde o Galo voltará a ser julgado num espetáculo que conta com a direção artística e texto original de José Rui Martins (ACERT) e com a produção executiva dos Gambozinos e Peobardos, Grupo de Teatro da Vela. A catarse guardense pretende espiar todos os males de 2023, dando esperança para o novo ano de 2024. E como sempre, de um lado vão estar os defensores do Galo e do outro os acusadores. O Julgamento terá este ano formato de ‘Opereta‘. Como sempre, no palco deste tribunal encenado, o réu será o Galo, figura central de toda a estória, culpado de tudo e por tudo.
Nesta edição de 2024, o Galináceo será uma criação artística da ACERT em colaboração com Rosa Martins (responsável pelos Figurinos) e Bruno Miguel (também responsável de Cenografia do desfile) e o seu destino já está traçado, com a habitual condenação, no final do espetáculo e após a leitura do seu testamento. Depois do galo sucumbir à fogueira, a organização festeja com o público presente o veredicto deste justo – e totalmente imparcial- julgamento, servindo uma saborosa canja… de galo!
Mas o programa do Carnaval guardense tem muitas outras iniciativas em que vale a pena participar. Ainda no domingo 11, mas durante a manhã, às 10h30, a Praça do Município vai ser ponto de partida e também meta da ‘Corrida mais divertida do ano’: a Fun Run. Esta atividade, que junta o Desporto à diversão, tem um percurso urbano de cerca de 5 km e pode ser realizada individualmente ou em grupo, a andar ou a correr. Trata-se de uma ‘prova’ que decorrerá pelas ruas da cidade, cheia de obstáculos e de boa disposição e onde a única obrigatoriedade para quem participa é aparecer disfarçado. Tal como em edições anteriores, as inscrições deverão ser feitas online, aqui, já a partir de 19 de janeiro (sexta-feira).
A GuardaFolia passará também pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG), onde no dia 8 de fevereiro sobe ao palco do Grande Auditório a comédia ‘O Regresso de Ricardo III no comboio das 9h24’. Uma peça com Adriano Luz, Ana Nave, Jessica Athayde, Miguel Thiré, Raquel Tillo, Rui Melo, Samuel Alves e Susana Blazer que promete arrancar muitas e boas gargalhadas. Na estória, Pedro Henrique é um empresário milionário em fim de carreira, que perdeu a família recentemente num trágico acidente. Consumido pelos remorsos de anos de negligência familiar, decide passar um fim de semana na sua casa de campo com um grupo de atores e atrizes contratados para interpretarem os seus familiares desaparecidos numa tentativa de fazer as pazes com cada um deles e consigo próprio.
Na sexta, dia 9 de fevereiro, o Município da Guarda promove também o Desfile Infantil pelas ruas do centro da cidade. A iniciativa conta com a participação de cerca de 2000 crianças dos Ensinos público e privado do concelho, e envolve as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e os Jardins-de- Infância. O cortejo arranca na Praça do Município às 14h30 e termina na Praça Luís de Camões, passando pelo Jardim José de Lemos, pela Rua Alves Roçadas, pelo Largo João de Almeida e Rua do Comércio. Nesta edição. O tema do Cortejo das escolas será ‘O Circo’.
Ainda no dia 9 e até dia 12, destaque para as Tabernas do Entrudo, que nesta edição regressam à Alameda de Santo André funcionando de sexta a segunda. No espaço coberto, vão estar várias associações rurais do concelho com ementas condizentes com a época carnavalesca nesta região, pelo que não deverão faltar os enchidos, a carne de vaca jarmelista e outros petiscos. A animação também está garantida nas Tabernas do Entrudo com a música e boa disposição dos projetos: 7Saias (dia 9); Ruth Marlene (dia 10), Remember (dia 11) e BandaSense (dia 12), num menu festivo que culminará com o Baile de Máscaras, no dia 12.
O programa da GuardaFolia 2024 termina no dia de Carnaval, 13 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra. Uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho. À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça central daquela localidade. A iniciativa está marcada para as 18h00.
Com esta GuardaFolia 2024, o Município da Guarda pretende atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio. O objetivo passa também pelo reforço da autoestima dos guardenses e pela promoção das tradições e da cultura da região. Reforçando a iniciativa como espetáculo de base comunitária, onde participam os mundos rural e urbano, afirmando a Guarda no mapa do Carnaval nacional e destacando-a pela genuinidade e tradição.